PARADA

HISTÓRICO

Na madrugada de 28 de junho de 1969, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, frequentadores do bar Stonewall Inn reagiram a uma batida policial arbitrária, com o intuito de achaque e intimidação, e decretaram um basta à discriminação e ao preconceito contra LGBT. Essa revolta é considerada o marco do inicio do movimento moderno de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em busca de sua cidadania e o reconhecimento de seu papel na sociedade. A reação teve repercussão internacional e o dia 28 de junho foi estabelecido como o dia mundial do Orgulho LGBT. Em 1970, ativistas pró-direitos LGBT organizaram uma marcha em Nova Iorque para lembrar o levante de Stonewall; assim surgiram as Paradas do Orgulho LGBT.

No Brasil a primeira Parada do Orgulho LGBT aconteceu em junho de 1995 e ocorreu na cidade do Rio de Janeiro com o encerramento da 17ª Conferência Internacional de Gays e Lésbicas, primeiro evento internacional do gênero realizado no país. Reuniram-se na Praia de Copacabana cerca de 5.000 pessoas.

Atualmente as Paradas acontecem nas principais grandes cidades do mundo. No Brasil, já são mais de 300 cidades, mobilizando mais de 10 milhões de pessoas.

Belford Roxo

Na cidade de Belford Roxo a Parada do Orgulho LGBT acontece na Praça de Areia de Branca desde a sua primeira edição que aconteceu no ano de 2008. A Parada foi fruto do surgimento do Grupo Triângulo Rosa de Cidadania LGBT contando com o apoio do Departamento de DST/AIDS da cidade que necessitava conseguir chegar à população de Gays, HSH e Travestis para a realização de ações de prevenções à DST, AIDS e Hepatites Virais.

A 1ª Parada do Orgulho LGBT de Belford Roxo, contou com o apoio do Grupo Arco-Íris e teve como tema: Homofobia Mata! Pela Criminalização da Homofobia. A expectativa de público nesta edição era de 3 mil pessoas, porém mesmo com chuva foi totalmente ultrapassada e segundo a Polícia Militar 10 mil pessoas participaram do evento.

No ano de 2009 com o mote “Exercite o afeto, seja livre, respeite as diferenças” 20 mil pessoas participaram do evento. Já em 2010, com o tema “Vote Contra a Homofobia e Defenda a Cidadania”, 25 mil pessoas estiveram presentes consolidando a Parada do Orgulho LGBT de Belford Roxo como o maior evento de massas da cidade.


Em 2010 o Fórum de Grupos LGBT estadual deliberou um tema unificado para todas as Paradas do Estado do Rio de Janeiro o tema escolhido foi: Vote Contra a Homofobia, Defenda a Cidadania, inserindo o debate na comunidade LGBT sobre a importância de um voto cidadão em candidatas e candidatos comprometidos com a causa LGBT.


Em 2011 a Parada do Orgulho LGBT de Belford Roxo, homenageou o cantor e compositor Renato Russo, trazendo como tema uma passagem de sua mais bela canção, Pais e Filhos, o tema era “É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã”. Neste ano a Parada contou com pela primeira vez com a presença do prefeito da cidade e bateu o recorde anterior de público levando 35 mil pessoas as ruas de Areia Branca.



“Homofobia tem cura, educação e criminalização” foi o tema da 5ª edição da Parada do Orgulho LGBT, que mesmo com uma intensa chuva, segundo a Polícia Militar reuniu um público de 30 mil pessoas.



No ascender das luzes de fim de ano, iremos celebrar o nosso orgulho de sermos nós mesmos, o nosso direito de amarmos diferente, o orgulho de poder dizer: Eu tenho Orgulho! E quero Direitos, Respeito e Cidadania. Sem esquecer que o fundamental que: Estamos em todos os lugares. Queremos respeito!


O desafio de construir uma sociedade justa e igualitária para todas e para todos é o que o Grupo Triângulo Rosa se propõem em suas ações e atividades cotidianas. Precisamos fazer a nossa sociedade, ainda hoje machista e racista, aceitar a diversidade. Intolerâncias ainda existem. Novos casos de homofobia se multiplicam diariamente. A 6ª Parada do Orgulho LGBT de Belford Roxo, será novamente o momento de levarmos a uma multidão aquilo que fazemos todos os dias, lutar pela nossa cidadania.


A 6ª Parada do Orgulho LGBT de Belford Roxo será realizada este ano no dia 08 de dezembro, domingo a partir das 13h, com concentração na  Rua Carolina Ferreira encerrando na Estrada da Mineira no bairro de Areia Branca. 

Um comentário: